Monday, October 25, 2010

Tijuca

A Tijuca está aí pra subverter os sentidos comuns da orientação geográfica carioca dominante.  Gosto muito de pensar em lugares que despontam enquanto centros de mais atentas configurações. Pra quem acha que Miami é o núcleo da relevância mundial, e Leblon ou a Barra os únicos bairros possíveis de se morar no Rio de Janeiro, sempre é bom lembrar que há outras cidades e bairros tão  - ou mais -  interessantes por aí. É essa abertura que me interessa. O resto eu deixo gentilmente para os esnobes.

4 Comments:

Blogger Gil Maulin said...

o bom também é o não-lugar!

10/25/2010 7:20 PM  
Blogger Luís Filipe said...

Os não-lugares são interessantes também. E estão se tornando cada vez mais frequentes por aí: postos de gasolina, shoppings, aeroportos, auto-estradas. O Wim Wenders é um cara que pensa bem e faz bela poesia cinematográfica em cima disso.

10/25/2010 8:03 PM  
Blogger Infesta said...

Ah, Luís, aí você foi no meu ponto fraco... Tenho orgulho de ter crescido num típico bairro da zona norte, de pensantes e não-esnobes.

Mas infelizmente há aqueles tijucanos que atravessaram o túnel Rebouças e passaram a se envergonhar das suas raízes, e que agora rotulam a Tijuca como bairro "brega".

Sim, a Tijuca é pra poucos mesmo! Ainda bem!

10/25/2010 11:14 PM  
Blogger Luís Filipe said...

Tem razão, Pauline. Embora não seja carioca e não conheça suficientemente bem a cidade do Rio de Janeiro, dá pra sentir com clareza essa postura esnobe e segregacionista no ar.
Gostei muito da atmosfera e do ritmo da Tijuca. É outro visual, com o Maciço da Tijuca dominando a paisagem. Não preciso nem dizer que ter sido apresentado a Tijuca pelo Gil, é todo um processo de sedução...
Pena que tenha sido tudo tão rápido. Encontrei um livro chamado "Tijuca de rua a rua", que pretendo ler em breve e mostrar para quem quiser ver.
Um grande abraço!

10/26/2010 11:11 AM  

Post a Comment

<< Home