Tuesday, September 21, 2010

75 anos do Parque Farroupilha


Foto de André da Silva Aguiar

No domingo passado o Parque Farroupilha completou 75 anos (embora já existisse bem antes de 1935 como Campo da Redenção). Dos espaços públicos de Porto Alegre, este é um dos que mais saudades me dá. Se me demoro apenas um dia na minha cidade e por lá não passo, é como se tivesse deixado escapar algo essencial. Que seja uma caminhada rápida como atalho para a Cidade Baixa, Centro ou o Bom Fim. Não importa.
Poucos lugares como o Parque Farroupilha guardam aquilo que eu imagino tenha sido a alma da cidade um tanto antes de eu nascer. E quando criança, aos sábados e domingos, ao levarmos as nossas bicicletas e bolas de futebol para brincar, era como se nos dirígissemos a um centro de atração natural. Descíamos as lombas da Santo Antônio ou da João Telles, e já estávamos em território de livre e urbana movimentação.
O Parque e seus arredores também possui elementos arquitetônicos e visuais que desde cedo me chamaram a atenção. A arquitetura modernista da Reitoria da UFRGS e o anfiteatro (então a céu aberto) do Auditório Araújo Vianna me remetiam a um passado recente por mim não vivido que também eram a expectativa de um futuro próximo a se viver. Da mesma forma, o Monumento ao Expedicionário fazia e faz as vezes de um Arco do Triunfo local.

Tantos pequenos recantos, monumentos e bustos (hoje criminosamente depredados sem que haja manifestação oficial ou indignação pública alguma) que se tornaria uma tarefa cansativa descrevê-los: O lago com os pedalinhos, o orquidário, o recanto oriental, o espelho d'água, a rosa-dos-ventos no recanto solar onde meu pai nos ensinou as noções de norte, sul, leste e oeste...

Suas diversas árvores frondosas e floridas são até hoje motivo de curiosidade pra mim. Sempre há uma que floresceu: ipê-roxo, amarelo, jacarandá, guapuruvu, paineira... E também tem o passarinho que canta ou pula à minha frente.
O Parque Farroupilha é e continuará sendo pra mim o modelo de parque urbano que me convida a conhecer os agradáveis e interessantes parques que existem por aí. Longa vida ao Parque Farroupilha! E que ele seja muito melhor cuidado e apreciado pelos seus visitantes. O parque merece.

4 Comments:

Blogger Gil Maulin said...

outro lugar pra andar

9/21/2010 7:32 PM  
Blogger Luís Filipe said...

Acho que tu vai(s) gostar, Gil.

9/21/2010 8:20 PM  
Anonymous André Da Silva Aguiar said...

Olá Luís Felipe, sou o autor desta foto da redenção e reservo os direitos autorais sobre as minhas imágens, tudo bem que tu botou meu nome, porém não me solicitou permissão para o uso da mesma, então te peço que coloque uma observação e o link do meu site por favor...
Só para lembrar:"Todas as imagens deste site têm direitos reservados (Copyright). Nenhuma delas pode ser copiada, transmitida, gravada ou armazenada em sistemas eletrônicos, nem reproduzida por quaisquer meios sem autorização prévia e por escrito do autor, sob pena das pertinentes sanções legais. Quando autorizada, deverá conter referência bibliográfica, com nome do autor e do site."
Conforme lei LEI N.º 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem.


Um abraço!

10/18/2010 2:08 PM  
Anonymous André Da Silva Aguiar said...

Detesto ver fotos de minha autoria sendo usada sem meu concentimento ou sem que me perguntasse se podia como é o caso desta ai acima... Que feio!!!

12/20/2010 6:45 PM  

Post a Comment

<< Home