Sunday, May 02, 2010

vida na cidade

O mundo continuará cheio de perplexidades e ausência de sentido. Mas toda vez que há um anúncio de burburinho na cidade, todo o resto fica pra depois. É como se fosse uma bela procissão, o doce futebol ou o divino carnaval. Conversar no meio do trânsito - qualquer coisa que seja - com um sorriso maroto de cumplicidade. Toda forma de romper com o automatismo e com a maré estúpida de rebanho deveria chamar a atenção. A vida está nos interstícios. Não se mede, enfim, nas manchetes e teses acadêmicas de jornal. Tenhamos presença urbana e façamos o mundo acontecer! Ele nunca deixou de existir.

3 Comments:

Blogger Pedro Camacho said...

como tá bonito esse blog!!!!!!

beijos saudosos e melosos

5/03/2010 12:49 PM  
Blogger c. said...

Dia 30 de abril, aconteceu "La notte bianca" em Florença, "o dia em que o sol brilha durante a noite". Boa parte da ordem rigorosa das ruas foi quebrada. Museus gratuitos, tango para todos no meio da praça, artistas de rua, bandas e coretos passeando pelas ruas estreitas. Risos e leveza para todos os lados. Uma espécie de noite dionísica da cidade. Não eram as pessoas que estavam festivas. Era a própria cidade.

Claro que um pouco de cinismo tem aí. Firenze passa todos os demais dias do ano policiada para manter a dita civilidade.

Mas dia o dia 30 é a prova de que as pessoas tem muito riso guardado, pronto a explodir em gargalhada e dança.

5/03/2010 6:00 PM  
Blogger Luís Filipe said...

Coisa boa receber um elogio carinhoso teu, Diogo! Sempre me faz um bem danado!
***
E Camila, fiquei super curioso com o teu relato... Essa "noite branca" de Florença há de ter a sua história e seus diversos encantos em meio aos controles institucionais de praxe. Fiquei com muita vontade de ver tudo isso de perto... Lembrei até do filme do Visconti chamado "as noites brancas" com o Mastroianni e a Maria Schell, baseado em uma novela homônima de Dostoievski. No entanto, acho que a trama do filme não se passa em Florença, mas em uma Livorno cenográfica que sepultava na época (57) certos dogmas do neo-realismo italiano. Será que tem alguma coisa a ver o título do filme-livro com o nome da festa? Fiquei, então, com vontade de saber um pouco mais sobre esta celebração do dia 30/4 que deve - talvez entre outros vários augúrios - anunciar a despedida do inverno...
Outra coisa, e ainda sobre Florença... Esses dias comprei um livro num sebo que se chama "Florença - um caso delicado". Por enquanto não me aventurei a ler o texto deste tal de David Leavitt. De qualquer forma, já deu pra saber que é um ensaio a respeito de escritores, artistas e excêntricos ingleses em geral que moraram nesta cidade nos últimos 150 anos.
Espero que seja bom. Se valer a pena, eu volto a conversar a respeito contigo!

5/03/2010 11:19 PM  

Post a Comment

<< Home