Thursday, May 27, 2010

carroças verticais

" [...] Os anos Lula serão lembrados, no futuro, entre outras coisas, como aqueles em que a classe alta adquiriu o gosto por dirigir caminhões e tanques de guerra.

Antigamente, o status social se media pelo comprimento dos automóveis: limusines, galaxies, rabos de peixe.

Hoje, talvez com mais coerência, o status se mede pela altura. Pajeros, Land Rovers e coisas parecidas circulam pelo asfalto das cidades, como se desbravassem amazônias já desmatadas. Alguém, que não consigo ver, me ignora do alto da cabine.

E me impede de ver, também, se o sinal lá na frente mudou de cor, se há algum carro enguiçado na esquina ou mesmo se, dentro do próprio caminhão do qual me aproximo com cuidado, existe um motorista [...]".

Marcelo Coelho, Ideias para piorar o trânsito. FSP,26/05/10.



2 Comments:

Blogger Gil Maulin said...

a dúvida que me ocorre: será que o lula é o culpado de tudo agora?! não lembro, na época, de uma posição anti-fhc!

que fique claro, que não sou pro-dilma, mas também menos ainda pro-serra...

o fato que me parece é que o governo lula só encrementou ainda mais o projeto "civilizacional-econômico" do governo passado.

5/28/2010 2:41 PM  
Blogger Luís Filipe said...

Concordo contigo, Gil. Sinto antipatia pelo governo Lula, atualmente, como sentia pelo governo FHC. A diferença dos dois períodos, no que diz respeito ao texto que eu transcrevi, é o fato de os anos Lula terem sido mais prósperos sob o ponto de vista de uma certa postura consumista.
Digo, inclusive, que não sou muito simpático aos textos do senhor Marcelo Coelho. Nem transcrevi o texto inteiro porque o resto era de um ranço burguesóide a mim insuportável. Mesmo assim, gostei da parte em que ele fala dos carros cada vez mais espaçosos e opressores.

5/28/2010 9:18 PM  

Post a Comment

<< Home