Monday, January 18, 2010

As bolas


Pra falar a verdade, a postagem sobre as célebres "bolas" da região da Trindade em Florianópolis era pra ser o ponta pé inicial deste blog. No já quase esmaecido 2006, em uma de suas vindas para a Ilha de Santa Catarina, o Antônio Augusto fez uma "pesquisa de campo fotográfica" tendo por base aquilo que na época considerávamos um fenômeno peculiar desta cidade: lanchonetes em forma esférica e feitas de fibra de vidro dominavam o cenário dos bairros próximos à UFSC. Pareciam ter sido criadas pela imaginação de algum desenhista inspirado em aventuras espaciais.
Aí acima aparecem duas imagens de uma mesma "bola", na rua Lauro Linhares, "artéria" principal do bairro Trindade. Essa rua, diga-se brevemente, é o escoadouro viário cada vez mais apinhado de automóveis por onde eu tento caminhar todos os dias. Há oito anos, quando eu vim para cá, seu ar de precariedade ainda mantinha o charme característico de uma cidade praiana, despojada e muito menos neurótica e autômata em comparação com a maioria das capitais brasileiras da época. A aura das pessoas que aqui viviam então me parecia mais livre, crítica e arejada. Hoje, a rua e seus arredores permanecem precários, mas o número de carros e edificações criminosamente altas multiplicou. Assim como a fisionomia e postura dos indivíduos que por aqui circulam adquiriram um tom mais alheio.
As "bolas", no entanto, continuam as mesmas de sempre. Vamos lá fazer um lanche?

4 Comments:

Blogger Gil Maulin said...

"as bolas" foram criadas por julio verne quando ele esteve em santa catarina em uma de suas viagens pelo mundo afora. o rapaz tinha dessas invenções de causar espanto a quem se dispusesse a olhar à cidade como merecedor dela.
"as bolas" são a torre de pisa do bairro da trindade!

1/19/2010 2:13 AM  
Blogger c. said...

só se for às 6 da matina depois de uma longa noite de prosa!

1/19/2010 5:58 PM  
Blogger Luís Filipe said...

Tá valendo! Pra mim qualquer hora é hora.

1/19/2010 9:57 PM  
Blogger Luís Filipe said...

Troquei as bolas! Na verdade, a de cima ficava na Carvoeira. Na época em que as fotos foram tiradas, era naquele bairro que eu morava.

1/23/2010 4:18 PM  

Post a Comment

<< Home