
Hoje começou a Cúpula do Clima em Copenhage. Muito bafafá e retórica jurídico-internacional pra dizer que vai ficar tudo como está. O que importa, na verdade, são as delegações que cada país e ONGs da vida enviam. Dezenas de milhares! Todo mundo querendo embarcar nesse trem da alegria das discussões supostamente bem intencionadas que aceitam manter o nível de emissão de CO 2 e de desmatamento em padrões estratosféricos. Parece que ontem já havia um contingente tão gigantesco de pessoas na capital dinamarquesa, capaz de acusar os limites das conexões de internet e antenas de celular da região. Quer dizer, como se falar de postura ecológica se a própria convenção destinada a discutir este assunto, por si só, já evidencia a desproporção monstruosa que subjaz à toda prática massificada de nossa época?
Depois de encerrada a cúpula, que certamente não resolverá o problema crucial e inegável do aquecimento do planeta, pelo menos muita gente terá se divertido e aproveitado o bastante. Todo esse circo me faz lembrar do deslumbramento estéril daqueles fóruns sociais do início da década que ora termina. Ideias e vontades escassas perante uma multidão sedenta de crachás.
Enquanto isso, para falar de minha aldeia, nunca houve tantos temporais e prejuízos climáticos no estado do Rio Grande do Sul, como neste ano de 2009.
Não precisaria nem dizer que o assunto é sério.
Foto de Antônio Augusto.
2 Comments:
Mais uma notícia de jornal pra ilustrar a postagem:
"As negociações climáticas em Copenhague vão gerar mais emissões de carbono do que qualquer outra conferência anterior sobre o tema. O gás carbônico produzido será equivalente ao total emitido anualmente por mais de 500 mil moradores da Etiópia. Os delegados, ativistas, jornalistas e observadores de quase 200 países produzirão, no total, pouco mais de 46 mil toneladas de dióxido de carbono, principalmente oriundo das viagens de avião até a Dinamarca".
Só a delegação brasileira tinha 850pessoas. E o pior é que nem lhes passou pela cabeça convidar o maior geógrafo vivo em nosso país: Aziz Ab'Saber! É o famoso trem da alegria das Ongs e instituições do estado a nos fazerem de otários, fingindo que possuem algum projeto e possibilidade de ação para a questão climática.
Post a Comment
<< Home