Tuesday, September 22, 2009

Centro noturno


Até bem pouco tempo atrás, o Centro de Porto Alegre era um lugar amedrontador para os homens que caminham - essa espécie ameaçadíssima de extinção. Lembro-me de voltar da Casa de Cultura com aquela sensação de alívio logo após cruzar a Praça Dom Feliciano e a Santa Casa. Assim, pensava ingenuamente eu, ao vencer a fronteira a divisar o Centro e a Independência, ingressava em bairro mais seguro e por mim conhecido.

Infelizmente, nos dias correntes, por essas ironias e reviravoltas da história recente, a Independência, junto com o Bom Fim e Moinhos de Vento, viraram localidades onde a classe média se vê cada mais acuada diante da escalada da criminalidade urbana e o paralelo desmantelamento da segurança pública. Por outro lado, o Centro tornou-se um dos últimos recantos onde ainda se pode perceber, sem muito receio, um pouco da antiga e boa alma porto-alegrense.

Mas como poderia ser diferente se os espaços públicos da nossa cidade estão cada vez mais às moscas? O trajeto típico do homem medianamente burguês pode ser resumido na previsível equação: casa-carro-trabalho-carro-shopping-carro-casa. Além disso temos os condomínios fechados e os restaurantes supostamente refinados com leões-de-chácara na porta para assegurar que ABSOLUTAMENTE NADA sairá do espectro da previsibilidade e da total falta de imaginação.

Vamos mudar de assunto e passear no Centro?


Rua da Praia
Foto de Antônio Augusto

1 Comments:

Blogger Gil Maulin said...

andemos...

9/22/2009 9:45 PM  

Post a Comment

<< Home