Friday, June 12, 2009

Edifício Independência


























Edifíco Independência. Avenida Independência, número 831. Bairro Independência. Porto Alegre.
Construído no final dos anos quarenta do século passado, desponta como um dos primeiros "arranha-céus" de nossa cidade.
Nasci e vivi a maior parte de minha vida lá. Terceiro andar. Apartamento 33, que dava para os fundos em relação à avenida, e que até os meus 12 ou 13 anos de idade - antes que o espigão à esquerda na fotografia fosse contruído - ainda oferecia uma bela e quase irrestrita vista da parte sul da cidade, com direito a uma generosa nesga, de viés, do Guaíba. Além da companhia bastante próxima, à oeste, de duas árvores - não apenas bastante frondosas como sempre receptivas aos assobios dos bem-te-vis, entre outros pássaros urbanos-, localizadas, com um terreno de intervalo, no pátio de uma escola estadual transformada hoje em austera sede do IPHAN, as quais enchiam nossas manhãs de dias feriados de uma alegria e otimismo intransitivos.
Em um momento oportuno, nós, autores deste blog, certamente ainda escreveremos um relato a respeito das diversas histórias surgidas ou de algum modo vinculadas a este prédio peculiar. São tantas dramaturgias reais, sentidas e imaginadas que não poderiam caber, agora, neste lugar.
Por enquanto fica o registro através da atmosfera atual do edifício encapsulada pela lente da máquina fotográfica do Antônio Augusto.
Mas muito em breve - oxalá - ainda teremos muito a falar sobre este que é, se nos for permitido o paralelo simbólico, uma espécie de Dakota porto-alegrense.

1 Comments:

Blogger Gil Maulin said...

belíssimas cenas!!!

6/15/2009 1:32 PM  

Post a Comment

<< Home