Tuesday, November 18, 2008

O supra-sumo da elegância urbana

Tantos recantos repletos de alto valor urbanístico que são simplesmente desconsiderados pelas pessoas de olhos e passos apressados... Cada urbe com um mínimo de alma e história há de possuir os seus. Exemplos, infelizmente, não faltam.
Para ilustrar este quadro surreal vigente, basta dizer que existem cidades inteiras não apenas abandonadas como desclassificadas pelo senso ordinário institucional, o qual determina, a partir de sua míope empáfia, o que seria OBJETIVA E QUANTITATIVAMENTE essa tal de qualidade de vida. Como contra-exemplo, pensemos nas comunidades históricas do sul gaúcho, da região cafeeira paulista e fluminense, interior mineiro, andino, boliviano, a Beatle Liverpool, Montevidéu e a península mexicana de Iucatã... ; enfim, quero dizer que onde aparentemente houver marasmo econômico – não se engane -, ali pode estar o oxigênio tão escasso e valioso em ambientes hoje considerados muito mais “prósperos”.
Assim, teríamos em dias contemporâneos um filtro às avessas que, mancomunado com determinado modo hegemônico de valorizar apenas um tipo zôo-mecânico de consumo e circulação, exclui de sua órbita centrífuga cada indício de vida "não adequada", "improdutiva", "anacrônica", "vagarosa" ou "decadente".
O dizer oculto porém onipresente: "quem não adere à corrente por ela será afogado", vem cooptando muita gente boa com ótimo potencial para pensar e agir de maneira criativa e independente. Motivo mais do que suficiente para angustiar toda pessoa esclarecida, e, ipso facto, incapaz de vislumbrar qualquer farelo benéfico pro futuro da humanidade enquanto esse individualismo cínico e vampiresco se mantiver dominando as nossas mentes.
Há, contudo, muito aquém desta lógica enviesada, outras paisagens prenhes de vida e convivência humana. Mas, por favor, não adianta descobri-las só para dominá-las em projetos de rentabilidade futura. A efervescência humana precisa estar acima do dinheiro para poder existir de verdade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home